Se para você acordar cedo e sair do ambiente quentinho do cobertor é um grande desafio, para os carros a lógica é a mesma. No frio, é melhor esperar um pouco antes de começar a sair por aí. Ao colocar a chave na ignição, vire-a até o momento em que o painel acender. Deixe passar três segundos para, então, acionar o motor. Nessa hora, o sistema de alimentação do motor estará pressurizado, indicando o momento correto de partida do motor. O cuidado está em não sobrecarregar o sistema elétrico. Uma boa dica para não sobrecarregar o motor é não ligar o carro com o farol e o ar-condicionado ligados, dê partida primeiro antes de acioná-los.
As partidas mais demoradas em função do frio refletem diretamente no desempenho da bateria do carro. Caso seja uma daquelas baterias não lacradas, a precaução é observar o nível de água delas e, se estiver baixo, repor com água destilada.
Nos carros flex, a atenção deve ser para o etanol. A temperatura mais baixa para o início da combustão do etanol é maior do que a da gasolina. Nesses veículos, os motores possuem um reservatório de partida a frio, mantê-los sempre cheios de gasolina é uma das grandes recomendações, principalmente se você utilizar o etanol como combustível na maior parte dos trajetos. Este reservatório de partida a frio fica no motor, independente do tanque de combustível.
E você, já teve problemas com o seu carro no frio? Acabou fazendo o quê? Compartilhe com a gente!
Fonte: De carona com elas