Muitos podem achar uma coisa fútil a higienização do ar condicionado, mas com o passar do tempo, até um filtro este acessório ganhou das montadoras. Por que será?
Um filtro, primariamente, segura boa parte das sujeiras, sejam elas grandes ou pequenas, e isso inclui bactérias e outros agentes patogênicos que podem causar rinites e outras alergias respiratórias. Existem vários tamanhos e formas, dependendo do modelo de carro, no entanto a principal função dele, independente do formato é evitar a entrada de doenças para a cabine do automóvel.
Ou alguém duvida da imagem acima?
O mais difícil para se higienizar o ar-condicionado do seu carro é a troca do filtro que, na maioria das vezes, fica localizado em lugares esquisitos, de difícil acesso. Mas com um pouco de paciência e cuidado, qualquer um pode trocar e higienizar o sistema.
Somente a troca do filtro já é uma boa limpeza. Mas existem no mercado alguns produtos em spray que podem ser aplicados no veículo. Um tem forma e nome de granada, com um pino de disparo que não se solta. Nesse caso se usa todo o produto. Ligue o carro e acione o ar-condicionado. Posicione a granada no console em segurança e acione o pino do spray. Feche as portas e espere o produto acabar.
OBS : Apenas encoste uma das portas para evitar travamento das outras.
Já o outro spray vem com uma mangueira e não trava seu pino, permitindo o uso da quantidade que quisermos. Assim você também poderá higienizar os dutos e jogar um pouco do produto no filtro, antes de instalá-lo.
Quanto aos aromas, são muitos os existentes no mercado. Existe até sem cheiro. Mas o preferido em nossa oficina é o “Cheiro de carro novo”, por motivos óbvios.