Comprar na internet é seguro?

Muitas pessoas possuem dúvidas ou receio de comprar na internet com cartões de crédito. Mas saiba que ele é a maneira mais segura de comprar online.

Abaixo vamos explicar como funciona o processo de compra online, os bastidores dos processo de uma loja virtual. Para que se sinta mais seguro em sua próxima compra.
1- Seu endereço de entrega é importante!
Existe um sistema chamado AVS (Address Verification System, ou Sistema de Verificação de Endereço, na sigla em inglês) capaz de conferir se o endereço de fatura digitado no site bate com aquele cadastrado no banco. Portanto, ao preencher os dados de entrega use os mesmos dados da fatura do cartão de credito a ser utilizado, especialmente o CEP.

vantagens-e-desvantagens-do-cartao-de-credito-7

2- Sua compra não é faturada imediatamente em seu cartão

Uma venda com cartão possui duas etapas, a autorização e a captura. Na autorização, os dados do cartão são validados, e aquele dinheiro fica reservado para a loja. O portador, no entanto, ainda não é cobrado. Somente na segunda etapa, a captura, é que a loja confirma a cobrança. Neste momento, o valor aparece na fatura do dono do cartão.
Esse intervalo depende de quanto tempo a loja precisa para confirmar um pedido (um assento no avião, a vaga no hotel, o produto no estoque, etc). Algumas vezes, pode-se levar 5 dias entre estas etapas. Se por acaso a loja não conseguir analisar os dados cadastrados na loja com o do dono do cartão, ela simplesmente não executa a etapa de captura e o limite do cartão é liberado.
Aliás, essa atitude é muito importante. Afinal, se algo errado acontecer entre o momento da compra e analise de dados do cliente, a transação não aparecerá no extrato do cartão, evitando os chatos processos de reembolso.
Uma curiosidade: alguns bancos notificam o dono do cartão, por SMS, sobre valores cobrados. A mensagem é enviada na etapa de autorização, o que causa problemas quando a loja decide não efetuar a captura. O cliente recebe um comunicado da loja dizendo que a venda foi cancelada, mas o SMS do banco diz que ele foi cobrado.
3- O cartão é o meio mais seguro para comprar pela internet
Sim, seu cartão pode ser roubado, copiado e usado para fraudes. Mas não é sua culpa se o site não é legítimo ou se o e-commerce não soube se proteger de ataques. Você está protegido, por contrato, contra cobranças indevidas. Se seu cartão foi usado em uma fraude, basta ligar no banco e solicitar o estorno da cobrança.
Por outro lado, se você pagou um boleto de uma loja fantasma, não há como pedir o dinheiro de volta a não ser através da Justiça, um processo bem mais lento do que uma ligação para o banco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: