Você sabe trocar um pneu furado?

Seja devido ao desgaste natural ou a um buraco no asfalto, você eventualmente terá que enfrentar um pneu furado. Para não ficar na mão, é importante aprender a fazer a troca sozinho, e existem formas de fazê-la com praticidade e segurança. Para você se sentir mais seguro, separamos algumas dicas que vão facilitar a troca do pneu do seu carro.

dunlop_pneufurado (Foto: Divulgação Dunlop)

1. Lembre-se de sempre verificar o estado do seu estepe. Se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia, se está em um local de fácil alcance. Mantenha seu estepe de acordo com o padrão recomendado.

2. Procure um lugar plano, estável e tranquilo para fazer a troca. Sim, isso significa que você poderá circular um pouco com ele furado, mas não se desespere. A opção mais segura é procurar por uma superfície que impeça o carro de deslizar.

3. Se estiver em alguma área de bastante circulação, é importante sinalizar que seu carro está parado. Utilize o triângulo e, se necessário, outros recursos como galhos de árvore para destacar seu veículo.

4. Com o freio de mão puxado e a primeira marcha engatada, inicie a troca do pneu separando todos os acessórios que você vai precisar: estepe, macaco e chave de roda. Posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro, e não na plástica, que pode quebrar. Se não souber o local correto, confira no manual do proprietário.

5. Com o veículo ainda no chão, afrouxe as porcas das rodas girando a chave de roda no sentido anti-horário. Talvez necessite de mais força, então utilize o peso do seu corpo. Ainda não precisa retirar as porcas totalmente.

6. Acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável (caso contrário, desça-o e reposicione o macaco) e tire as porcas por completo. Remova o pneu substituindo-o pelo estepe.

7. Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Aperte um de cada vez, fazendo um padrão de estrela. Abaixe o carro até que a roda esteja apoiada no chão, e termine de apertar os pneus, o máximo que for possível.

8. Desça o carro completamente e retire o macaco. Se quiser reforçar o aperto dos parafusos, fique à vontade.

9. Guarde o pneu furado no lugar do estepe, lembrando de levá-lo assim que possível a um mecânico, para ver se é possível repará-lo ou se a reposição é necessária.

Seguindo passos assim, com certeza o processo da troca de pneus será mais tranquilo. Se tiver alguma dificuldade, mantenha a calma, lembre-se de não forçar nenhuma peça e, se necessário, entre em contato com a sua seguradora, que pode providenciar a troca para você.

Fonte: G1 Dunlop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: