Como achar o ponto da embreagem?

Também chamado de ponto de saída, o pronto da embreagem é aquela tremidinha que o carro dá quando colocamos a primeira marcha e soltamos o pedal da embreagem lentamente. É nessa hora que o carro começa a ganhar força e movimento.

Confira algumas dicas de profissionais do trânsito para ganhar confiança e transformar esse “problema” em algo natural e intuitivo.  Achando o ponto certo da embreagem você nunca mais vai deixar o carro morrer ou ficar com medo de encarar uma ladeira.

Ponto da embreagem

Passo a passo

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto! Segure o pedal da embreagem, solte o freio e acelere um aos poucos. Solte devagar a embreagem. É só isso. Mesmo! Não precisa se apavorar.

Treine

O primeiro passo é se aproximar do carro ainda dentro da garagem. Ligue o motor e faça pequenos movimentos para trás e para frente, sentindo os três pedais. Treine o ponto da embreagem diversas vezes – essa é a hora de deixar o carro morrer, religá-lo com calma e pegar confiança.

Conheça seu carro

Já viu motoristas experientes dirigirem um carro emprestado e deixá-lo morrer na mesma hora? A cena é muito comum porque a embreagem muda de carro para carro (algumas são mais curtas, outras são mais longas). Por isso, se familiarizar com o pedal do veículo que você vai dirigir é fundamental para ter controle sobre ele.

Nas ladeiras, também é possível segurar o carro no freio de mão. Escolha o que for melhor para você

Ladeira

Subidas são um dos maiores pesadelos de quem está começando a dirigir. O ponto de saída das ladeiras não é só uma tremidinha, é o carro tremendo muito, quase morrendo. Quando sentir isso, tire o pé do freio e comece a acelerar, segurando a embreagem por dois segundos ainda.

Técnica do balancinho

O ponto da embreagem nada mais é do que um equilíbrio entre os pedais. Ache o ponto onde acelerador e embreagem se equilibram e sinta o controle nos seus pés. Faça esse exercício em uma ladeira com pouca inclinação e domine o veículo aos poucos.

Freio de mão

Quem prefere parar em uma subida com o freio de mão deve acelerar devagar até sentir o carro tremer e a parte traseira levantar. Solte o freio de mão aos poucos e vá acelerando para o carro ganhar força. Usar o freio de mão não é errado (como alguns dizem): pelo contrário, vai te dar mais segurança.

Fonte: Petrobras de Carona com Elas

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