Transporte de cães: saiba como passear com segurança

Saiba que há maneiras seguras e confortáveis de levar seu amigo para dar uma voltinha! Confira

É muito comum levar seu cão para viajar e simplesmente colocá-lo no banco de trás, ou no colo, no banco da frente. Sem caixa de transporte, cinto de segurança ou qualquer coisa que garanta que ele esteja seguro. Mais comum ainda é avistar um cachorrinho com a cara para fora da janela, adorando o ventinho. Essa prática, além de representar um risco para o cachorro e para os demais passageiros, pode, também, acarretar uma multa de R$ 127,69 e até a apreensão do veículo.

Existe um motivo para que os seres humanos usem cintos de segurança, e o mesmo vale para os animais de estimação!

No caso de uma freada brusca ou até em um acidente em que haja impacto, se o animal estiver solto, ele será arremessado com uma força imensa, mais de 20 vezes o seu peso, podendo causar a morte de outros passageiros. Um cãozinho de 5 quilos, viajando a 50 km/h é arremessado e atinge quem estiver na frente com um impacto de 100 kg, além de ser jogado para fora do carro, o que causará a sua morte. O transporte de animais é coisa séria!

Levar animais no colo também é proibido. Por isso, veja as alternativas e escolha uma forma de transportar seu animalzinho de forma segura e confortável.

Há também, serviços de transporte especializados em pets, são os chamados PetTáxis. Esse “táxi” especial é totalmente equipado para transportar seu pet com segurança e conforto.

Qual é a maneira correta de transportar o meu cachorro?

Você pode optar por uma caixa de transporte, uma cadeirinha ou até mesmo um cinto de segurança próprio para animais.

Existe no mercado uma vasta gama de produtos que permitem transportar animais de forma segura. A maioria é destinada aos cães de até 10 kg, e pode ser um pouco mais complicado encontrar um produto adequado para cães maiores, mas acredite: eles existem!

O principal produto que visa a segurança no deslocamento dos cães é a caixa de transportes, que também deve ser fixada no carro. Do contrário, torna-se um objeto solto e potencialmente perigoso. Há também, bolsas e cadeirinhas, parecidas com as de bebês, que atendem principalmente a cães pequenos, além do cinto de segurança para cães. Este último acaba sendo o escolhido por donos de pets maiores.

A caixa de transporte

Muitos donos não gostam de usá-la, e os animais podem se sentir confinados, mas são bastante seguras e fáceis de encontrar.

Quando se pensa em transporte de animais, a primeira imagem que vem à cabeça é a dessa caixinha. Segura, com aberturas e bem ventilada, ela é realmente uma ótima opção. Mesmo se optar por uma caixa de transporte, lembre-se que é necessário fixá-la ao assento do carro. Se estiver solta, ela perde o propósito.

Os gatos adoram e costumam entrar sem problemas, preferem ser transportados nesse ambiente. Mas, com os cães é diferente. Alguns sequer entram na caixinha, e os que entram parecem não gostar. A sensação de confinamento é inevitável e os donos se sentem mal em colocar seus bichinhos nessas caixinhas.

Para encontrar a caixa ideal, deve-se escolher uma que seja adequada ao tamanho do bichinho. Nem menor, nem maior. Se você pensou em comprar uma bem grande, para que ele fique confortável, esqueça: ela deixa de ser segura se houver muito espaço sobrando.

Além do tamanho, ela deve ser firme e ter muitas aberturas para que o ar circule. A portinhola de entrada deve ser de grade.

Vantagens: 

  • Muito fácil de encontrar, em várias opções de cor, tamanho e formato
  • Segura
  • Atende a todos os tamanhos de cães
  • Costuma ter um preço bastante acessível

Desvantagens:

  • Desconfortável
  • É difícil convencer o animal a entrar e a ficar
  • Mais difíceis de carregar e ocupam muito espaço no veículo

Bolsas e cadeirinhas

As bolsas e cadeirinhas de transporte para carro costumam ser de lona e forradas com outros tecidos. São seguras e muito confortáveis. Seu interior se assemelha a uma caminha, e como é aberta no topo, proporciona ao cão a possibilidade de observar tudo. Assim como um “bebê conforto”, essas cadeirinhas possuem cintos que mantêm o cão seguro.

As bolsas e assentos para pets devem ser acopladas no banco traseiro, e é difícil encontrar uma que seja adequada para um animal com mais de 10 kg.

Vantagens:

  • Confortável
  • Segura
  • Esteticamente agradável
  • Fácil de transportar
  • Ocupa pouco espaço

Desvantagens:

  • É mais cara
  • Atende principalmente a animais menores
  • Acoplá-la no carro deve ser fácil, assim como acoplar um bebê conforto, mas pode ser um pouco complicado para os mais inexperientes.

Veja o vídeo e entenda melhor como funciona esse tipo de transporte:

Cinto de segurança para cães

Extremamente versátil, atende a todos os tamanhos de cães, mas é mais popular entre donos de pets maiores. Costuma ter um preço bem em conta e é bastante seguro. É adaptável a todos os carros e conta com a ergonomia, deixando o bichinho confortável e seguro. Funciona como um peitoral, que é preso em cima e embaixo, onde se costuma prender o cinto de segurança normalmente.

Assim como as cadeirinhas, a proposta é de que sejam bastante fáceis de usar, mas vai ser preciso ler o manual para fazer tudo corretamente. O cão ficará sentadinho no banco de trás, como qualquer outro passageiro, com o sinto de segurança.

Vantagens: 

  • Atende a todos os tipos de cães e conta com a ergonomia adequada, ajustando-se ao corpo de uma maneira que não deixa folgas
  • É muito seguro
  • É barato
  • É adaptável a qualquer carro
  • Muito fácil de transportar e guardar: não ocupa espaço

Desvantagens:

  • Pode ser um pouco complicado de instalá-lo no carro e no animal, especialmente da primeira vez
  • São poucas marcas disponíveis.

Veja o vídeo e entenda como funciona o cinto de segurança para cães:

Agora que você já conhece as formas seguras de transportar o seu peludo, escolha a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e orçamento.

Para saber um pouco mais sobre o transporte seguro de animais, assista ao vídeo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: