Entenda melhor o medo de dirigir

Se você tem medo de dirigir provavelmente já cansou de ouvir: “Medo por quê? Que besteira! Dirigir é tão simples!”. Nessas horas, você olha ao redor e pensa: “Poxa, todo mundo consegue, menos eu. Devo ter algum problema, não é possível”. Quando isso acontecer, respire fundo e acredite: não há nada de errado com você.

O medo é uma emoção boa que protege a vida, mas às vezes ele é tão grande que deixa de proteger e passa a atrapalhar. O medo de dirigir atinge principalmente pessoas ansiosas, inseguras, extremamente cuidadosas e que se cobram demais.

“As pessoas têm mania de dizer que ter medo de dirigir é uma besteira, mas não é. Esse é um dos piores medos que pode existir porque te atrapalha em várias esferas da vida e limita a sua liberdade de ir e vir”, explica a psicóloga especializa em medo de dirigir, Cecília Bellina.

“Se você me dissesse ‘Bellina, tenho medo de avião, mas vou comprar uma passagem para viajar amanhã’ eu te diria: ‘vá!’. O seu medo não vai fazer o avião cair, não vai modificar o rumo das coisas. Já o medo de dirigir coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco, por isso eu digo: não vá enquanto não conhecer os comandos do carro e não superar essa ansiedade”.

Como superar o medo de dirigir

Para controlar a ansiedade inicial, que é a maior inimiga de quem tem medo de dirigir, a psicóloga indica um exercício básico.

Pegue o carro dentro da garagem. Sinta os pedais, as marchas e o motor. Faça isso todos os dias até se sentir completamente segura, o que vai demorar mais ou menos uma semana. Depois, dê uma volta na quadra. “O coração vai acelerar, vai dar medo, mas você tem que ir diariamente até sentir a ansiedade abaixar. Quando isso acontecer, é hora de dar uma volta no quarteirão e depois no bairro”, afirma.

Segundo a psicóloga, a melhor forma de vencer o medo é estabelecer metas e encarar cada obstáculo de uma vez, sempre sozinha. “Faça uma lista de 10 lugares onde você gostaria de ir dirigindo. Casa da sua mãe, supermercado, shopping”, explica.

  Um comentário sobre “Entenda melhor o medo de dirigir

  1. maio 26, 2016 às 3:27 am

    Muito bacana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: