Como perder o medo de dirigir na chuva?

Enchentes, aquaplanagem, pista escorregadia… Veja como superar o medo e colocar o pneu na rua em dias de chuva

Uma das situações mais comuns entre mulheres que têm receios ao volante é o medo de dirigir na chuva. Com a visibilidade afetada, pista escorregadia e a temida aquaplanagem, muitas não sabem como reagir a tais situações e na maioria das vezes evitam colocar o veículo na rua assim que começa a garoar.

O que a maioria não imagina é que para encarar as avenidas molhadas basta ter atenção redobrada e jeitinhos na hora de atravessar poças, além de saber bem fazer curva ou ficar de olho na velocidade.

Segue abaixo algumas dicas

Velocidade ideal

Direção segura é estar atenta à velocidade da pista. Em dias de chuvas, acelerar demais ou reduzir completamente é perigoso. Segundo Nelson, não há uma velocidade certa para as diferentes gravidades de chuva. “O ideal é você ter controle total do carro e que esteja segura caso precise frear rapidamente ou desviar de algo. Para evitar aquaplanagem, procure não passar de 70 km/h”, conta. Outra dica é ficar sempre de olho na qualidade e no estado dos pneus para que estejam em dia e possam ter melhor tração nestes casos.

Aquaplanagem

Aquaplanagem nada mais é do que uma “lâmina” de água que interfere no contato entre o asfalto e o pneu, causando a perda de contato entre eles. Caso você enfrente uma, mantenha a calma e nunca pise no freio bruscamente e nem acelere: segure no volante com firmeza e mantenha as rodas retas. Aos poucos, tire o pé do acelerador e mantenha o veículo engrenado até voltar a ter total controle do automóvel e senti-lo com os pneus firmes no solo.

Distância segura

Outro ponto importante é manter a distância do carro da frente. “Tente calcular uma distância de ‘4 segundos’ ou equivalente a dois carros do veículo que está antes de você. Uma dica é usar um ponto de referência (pode ser um poste ou uma árvore) e veja se seu automóvel passa nesse tempo de intervalo”, afirma o professor.

O espaço também é importante para evitar que em chuvas fortes, o pneu do automóvel da frente jogue mais água em seu vidro e aumente a falta de visão.

Imagem: Thinkstock

Sinais para guiar

Para ajudar no trajeto durante a chuva, o professor e psicólogo Nelson Pinho dá algumas dicas básicas que podem te deixar mais segura:

Seguir rastros deixados pelo carro da frente ajuda a evitar pânicos ao passar por ruas com poças d’água;

Faixas auxiliam em situações de baixa visibilidade ou em chuvas no período da noite.

– Fique de olho nos faróis traseiros dos carros para não ser pega de surpresa por poças, buracos e imprevistos que estarão tampados pela água na pista.

Que farol usar?

Diferente do que muitas pensam, faróis altos ou de neblina não te ajudam a enxergar mais longe, muito pelo contrário, podem piorar ainda mais a visibilidade. Acione osfaróis de milha e faróis baixos, que focam mais no chão e ajudam na visualização da pista.

O que fazer em enchentes

Mais do que pânico de dirigir na chuva é o medo de dirigir em enchentes. Em caso de vias muito alagadas, a primeira regra é observar se a altura da água não ultrapassa a metade das rodas do carro e só em caso positivo seguir em frente: engate a primeira marcha e mantenha a aceleração constante e jamais deixe o automóvel morrer.

Se a chuva apertar, pare

Não tenha receio de procurar um local seguro e acionar o pisca-alerta caso inicie uma tempestade e você se sentir insegura. Evite acostamentos (pois com a chuva e a visão comprometida, podem ocorrer acidentes) e jamais pare em avenidas movimentadas e locais proibidos. Posto de gasolina é o local ideal para aguardar a chuva diminuir.

Fonte: Petrobras De Carona com Elas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: