11 Dicas para perder o medo de dirigir

Ter taquicardia ou sentir as mãos trêmulas só de pensar em ligar o carro é mais comum do que se imagina.

Pisar no acelerador, trocar de marcha, dar seta, prestar atenção no veículo de trás e não deixar o motor morrer pode ser tarefa automática para milhões de pessoas diariamente, mas para outras é motivo de pânico. Entre o total de vítimas da chamada “síndrome do carro na garagem”, 85% são mulheres, entre 30 e 45 anos, e 15% são homens, de acordo com pesquisa regida pela psicóloga Neuza Corassa, autora do livro “Vença o Medo de Dirigir”, que já está em sua 13ª edição, e diretora do Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM), em Curitiba.

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Como superar?

Segundo Cláudio Reis, professor de Psicologia cognitivo-comportamental da Univerdade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, o medo é uma consequência. Portanto, as causas devem ser descobertas. “Ele costuma ser benéfico quando funciona como sistema de proteção, mas é considerado um problema – jamais uma doença! – quando alcança um nível acima da capacidade de enfrentamento”.

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É por isso que existem auto escolas especializadas para pessoas já habilitadas, com aulas de direção e acompanhamento com psicólogos – algumas também incluem terapias em grupo. Não existe prazo preestabelecido para superar, mas o estimado é de três meses a um ano, ou 20 sessões (uma por semana), dependendo da técnica utilizada.

Pisca-alerta: veja 11 dicas práticas para vencer o medo

1. Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais. Permita-se errar e procure ser menos exigente, afinal, você está aprendendo.

2. Faça exercícios físicos ou relaxamento muscular para o corpo produzir endorfinas capazes de neutralizar a química da ansiedade, chamada noradrenalina.

3. Aproxime-se de seu carro dentro da garagem. Comece aos poucos: entre, ajuste o banco e familiarize-se.

4. Ainda dentro da garagem, ligue o automóvel e leve-o para a frente e para trás.

5. Dê uma volta no quarteirão, de preferência em horários sem movimento e em ruas tranquilas. Quando perceber que a ansiedade durante o percurso é nula, ande por dois quarteirões e, então, pelo bairro.

6. Marque em sua agenda pelo menos duas vezes por semana para conduzir seu carro, como se fosse uma tarefa do dia a dia – até que se torne um hábito.

7. Quando se sentir mais confiante, inicie trajetos maiores. Imponha dez diferentes destinos em ordem crescente de dificuldade: padaria, supermercado, trabalho e assim por diante.

8. Não se assuste com a continuação de alguns sintomas, a exemplo de taquicardia, boca seca ou mãos trêmulas. Eles tendem a diminuir com o tempo e a prática.

9. Não prove nada a ninguém para evitar aumentar as expectativas e, consequentemente, a ansiedade.

10. Convide um amigo para acompanhá-lo apenas se ele for calmo e não privar sua liberdade como motorista.

11. Se o medo impede que você comece sozinho, peça ajuda a um profissional.

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O mais importante é acreditar em si mesma! Você pode e é plenamente capaz. Não de atenção a pressões externas, faça as coisas no seu tempo. Por experiência pessoal, digo que passei por esses problemas psicológicos devido a pressão familiar e ao meu alto nível de exigência. Hoje tenho mais de 10 anos de carteira de motorista, amo dirigir e pegar estrada. Adoro carros grandes! E todos elogiam minha direção. Até mecânica me interessei em aprender.

Boa sorte meninas!

 

  2 comentários sobre “11 Dicas para perder o medo de dirigir

  1. Paloma Vieira
    junho 22, 2015 às 3:31 am

    Amei o conteúdo! Estou passando por essa fase de perder o medo de dirigir, após 4 anos de CNH.

  2. Camila
    junho 23, 2015 às 8:50 pm

    Muito obrigada!!! Adorei ler o artigo, estou passando por esse mesmo processo! É bom saber que não estou sozinha!!

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