Aprenda a Calibrar o Pneu de seu Carro

Em uma matéria anterior, explicamos a importância de manter seus pneus devidamente calibrados. Agora vamos ensinar a como fazer isso, sem depender do frentista do posto de combustível.

car_must_haves1

Ao longo da estrada e das cidades, você poderá encontrar dois tipos de calibrador: o manual e o digital. Atualmente o mais comum é o digital. O manual é mais encontrado em postos muito antigos ou de estrada.

Primeiro vamos aprender a calibrar com o digital. Ele possui um display com a numeração da calibragem que deve ter o seu pneu. E dois botões: um seta para cima (ou sinal de mais) e outra para baixo ( ou sinal de menos). Regule conforme a calibragem ideal para seu pneu. Lembrando que essa informação, nos carros novos, se encontra ou na parte interna da tampa de combustível, ou na parte interna da porta do motorista (um adesivo colocado na lataria do carro).

GEO-700

O ideal é fazer isso ainda com pneu frio. Por exemplo, acabou de sair de casa para o trabalho, pare no posto e faça a calibragem. Antes de rodar com o carro pelas ruas.

Agora mãos a obra. Retire a tampa da válvula, encaixe a mangueira do calibrador na válvula. Segure firme, pressionando para baixo, pois nem todas a mangueiras travam quando encaixamos na válvula. Você irá escutar o calibrador enchendo seu pneu. Quando chegar na pressão correta ele emitirá alguns BIP bem alto. Basta você retirar a mangueira da válvula e colocar de volta a tampinha. E seguir para o próximo pneu. Não esqueça de fazer nas 4 rodas!

calibrar-pneus

No caso de você chegar no posto e só ter o calibrador manual será necessário a ajuda de alguém. Pois uma pessoa terá que segurar a mangueira na válvula do pneu e a outra irá apertar a alavanca suavemente, como se estivesse bombeando, até chegar no número ideal de calibragem do pneu. Esse tipo de calibrador é muito utilizado por caminhoneiros pois é mais preciso que o digital.

Calibrador-de-pneus-20131230145653

Caso tenha ficado alguma dúvida mais sobre o assunto. Deixe sua pergunta no campo comentários que iremos responder.

Até a próxima dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: