Cores preferidas para Carros no Brasil em 2013

A carro de bolso hoje trouxe uma matéria fresquinha para vocês amantes de carro e que também adoram ficar por dentro do mundo automotivo.

 

Influenciado por importados de luxo, como BMW e Mercedes — que valorizaram a “roupa branca” nos últimos anos como sinônimo de eficiência e consciência global –, o Brasil aderiu à moda e esta cor perdeu o estigma de “cor de táxi” (em São Paulo) ou de “geladeira sobre rodas”. Segundo relatórios das duas maiores fabricantes de tintas, Axalta e PPG, a cor ameaça a hegemonia do prata, vigente desde 2001.

O branco já tomou a liderança nas vendas de carros novos em 2013, com 29% do mercado, contra 25% do prata. Já os índices da PPG apontam o prata ainda à frente, com 33%, e o branco em segundo, com 29%. Nos dois rankings, preto e cinza completam o quarteto que monopoliza cerca de 80% dos emplacamentos no país.

 

car

Os índices não deixam mentir: o brasileiro ainda é muito conservador ao escolher a cor do carro. E não é mera questão de gosto pessoal. “Muitos consumidores ainda ficam preocupados com a perda de valor de revenda que cores excêntricas podem causar”, diz Tikashi Arita, gerente de negócios automotivos da Axalta.

Nem sempre foi assim: até o início dos anos 2000, era mais comum ver nas ruas modelos de cores como azul e verde. No decorrer dos anos 1990, o país chegou a encarar pequenas “febres” de determinados tons. “Na segunda metade daquela década, tivemos períodos de grande procura pelo vermelho e também pelo verde”, lembra Alex Amorim, gerente de cores e pigmentos da PPG.

Para Arita, as montadoras até estão dispostas a mudar o cenário atual e deixar as ruas mais coloridas, oferecendo opções diversificadas em suas paletas. Entretanto, o processo ainda tem “pouca representatividade” no cenário de curto prazo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: