Chuva Forte – Como dirigir?

Dirigir na chuva pode ser uma coisa assustadora, e a noite, é ainda pior. É difícil ver através dos para-brisas e janelas, e os faróis dos outros carros parecem tornar tudo ainda pior. Especialmente quando ocorre aquaplanagem! Então a CARRO DE BOLSO, separou algumas dicas para evitar acidentes ao dirigir na chuva.

 

PASSOS

1- Palheta do limpador de para-brisa

Manter as palhetas sempre novas é muito importante. As palhetas de limpador de para-brisa se desgastam com o passar do tempo, principalmente depois de períodos longos sem chuvas, como na primavera.
Existem opções muito simples e baratas para a troca dessas palhetas.

palheta-limpador-parabrisa-silicone__58044

2- Mantenha as duas mãos no volante o tempo todo! Mantenha todas as distrações, como telefones celulares ou até mesmo o rádio, desligados ou longe de você.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-1

3– Acenda os faróis. Não deixe de fazer isso, mesmo em plena luz do dia.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-2

4– Mantenha uma distância de no mínimo cinco carros entre o seu e o carro da frente. Você nunca sabe o que os outros motoristas vão fazer ou o que poderia acontecer com você! Se essa distância parece muito curta ou muito longa, uma regra de ouro para os dias de chuva é manter uma distância de 3 ou 4 segundos do automóvel que vai a sua frente.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-3

5 – Dirija a uma velocidade igual ou inferior ao limite de velocidade, na medida em que você se sente confortável e pode ver longe o suficiente para tomar as decisões adequadas enquanto dirige.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-4

6 – Esteja ciente de que a velocidade máxima que você pode dirigir está diretamente relacionada aos seus pneus. Certifique-se de saber em que condições estão os pneus. Pneus radiais têm uma tração melhor do que os antigos pneus de poliéster, mas mesmo eles perdem capacidade de tração em asfaltos molhados.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-5

7- Esteja ciente da aquaplanagem. Este é o lugar onde o seu veículo se desloca em cima da água e não tem nenhum ou muito pouco contato com o solo. Sua tração é reduzida significativamente. Para sair com segurança de uma situação de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e dirija em linha reta ou ligeiramente na direção em que você deve ir. Não faça movimentos bruscos e mantenha a calma.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-6

8- Evite estradas inundadas. Nunca dirija através de ruas inundadas, a menos que você não tenha escolha ou que você seja capaz de seguir o carro da frente para julgar a profundidade da água. Inundar o motor do seu carro pode causar a parada do motor, e águas profundas podem realmente fazer o seu carro flutuar e tirá-lo da estrada.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-7

9- Ligue o desembaçador se o para-brisa começar a embaçar. Quando o tempo estiver quente, abafado, o ar do ar condicionado normalmente irá limpar o interior do para-brisas mais rápido do que o ar não condicionado.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-8

10- Esteja ciente de que os freios podem ser afetados pela água. Os freios do tipo cilindro, quando molhados, são particularmente propensos a ter o poder de frenagem reduzido após dirigir através de poças de água.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-9

11- Preste atenção às “ondas” que vêm de buracos e poças de água que se acumulam perto de bueiros entupidos e das áreas baixas da estrada. As estradas também desenvolvem “valas” onde tráfego mais pesado de trânsito circula, e você pode ser capaz de posicionar o seu veículo, permanecendo em sua pista para evitar as valas.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-10

12- Cuidado, especialmente à noite. As motocicletas podem ficar “camufladas” entre os pingos de chuva brilhando nas janelas laterais e retrovisores.

550px-Drive-Safely-in-the-Rain-Step-12

 

DICAS

  • Mantenha o seu para-brisa limpo por dentro e por fora, de modo que a visibilidade seja tão clara quanto as condições permitirem.
  • Mantenha seus olhos na estrada em todos os momentos.
  • Esteja ciente de tudo a sua volta.
  • Mantenha a calma.
  • Dirija da forma mais segura e calma que você puder.
  • Tente criar aquaplanagem em estacionamentos vazios e pratique para que você saiba o que esperar na estrada.
  • Troque o limpador de para-brisas quando eles derem sinais de que estão perdendo a sua eficácia. Mesmo em climas secos, onde são raramente usados, os raios ultravioleta do sol quebram a borracha, por isso nunca assuma que pelo fato de você raramente usá-los eles não ficam desgastados.
  • Em casos de chuva torrencial, você pode ser tentado a ligar a luz pisca-pisca de emergência, mas a finalidade desses pisca-piscas é alertar os outros motoristas que o seu carro está parado, e isso pode causar alguma confusão; a menos que a situação se torne perigosa, é melhor você não os usar. É sempre preferível parar o carro em um local seguro quando a visibilidade for reduzida ao ponto em que você não possa ver mais a sua frente!

AVISOS

  • Não use o seu controle de cruzeiro na chuva ou na neve! Se o seu veículo começar a deslizar enquanto você estiver usando o controle de cruzeiro, o computador do seu carro pode ler que a energia extra que ele está enviando para os pneus não está levando o carro à velocidade definida, e vai manter os pneus girando cada vez mais rápido. A maioria dos veículos mais novos irá detectar uma discrepância entre as velocidades das rodas e desativar o controle de cruzeiro, mas mesmo isso pode causar uma mudança inesperada e súbita aplicação de energia e ainda agravar a situação.
  • Não tente acelerar, desacelerar ou mudar de direção enquanto estiver numa aquaplanagem. Espere até que você saia da aquaplanagem para fazer correções.
  • Se a chuva é realmente forte e a visão for muito reduzida, mesmo com limpadores de para-brisa em ótimo estado, encoste! Você pode acabar em um acidente se você não for capaz de ver a estrada.
  • Nunca pare na estrada. Use o acostamento, se for preciso, mas sempre tente parar em um estacionamento ou outro lugar seguro.
  • Lembre-se: seus pneus são o único contato entre o seu carro e a estrada. Pneus desgastados afetam muito o manuseio, inclusive da aceleração, frenagem e em todas as condições.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: